TECNOLOGIA

Publicado em 17 de Outubro de 2012 10:49

Simpósio reunirá grandes nomes da Educação Aberta em Florianópolis

Expirado

Ao longo do dia 30 de outubro de 2012, Florianópolis reunirá grandes nomes da Educação Aberta do mundo, durante o Simpósio OCWC de Educação Aberta. Especialistas conversarão sobre avanços, desafios, conquistas, obstáculos e recomendações para a promoção de uma educação cada vez mais aberta.

Organizado através de uma colaboração entre a UnisulVirtual e o OCWC – OpenCourseWare Consortium, o encontro traz o prestigiado selo do OpenCourseWare Consortium, organização internacional que procura promover a educação aberta e seus benefícios, reunindo Instituições de Ensino Superior e organizações de todo o planeta.

Com temática ampla – que contempla desde uma análise da sociedade em rede até o desenvolvimento de políticas educacionais abertas – o evento vai discutir quais são os rumos do conhecimento diante da era digital e diante da necessidade de promover o acesso à educação para todos através de Recursos Educacionais Abertos.

Conferencistas que compõe a Diretoria do OCWC, provenientes de renomadas instituições de diferentes países e continentes apresentarão suas considerações acerca da educação aberta em diferentes contextos sociais e acadêmicos.

Dirigido a um abrangente público ligado à educação, o Simpósio OCWC de Educação Aberta tem a meta de compartilhar e ampliar o conhecimento em torno da Educação Aberta e, com isso, promover reflexões que possam ser convertidas em ações que sirvam para superar barreiras e ampliar o acesso à educação.

O OpenCourseWare Consortium (www.ocwconsortium.org) é uma comunidade mundial de centenas de Instituições de Ensino Superior e organizações associadas comprometidas com a promoção de REA (Recursos Educacionais Abertos) e OCW (OpenCourseWare) e seus impactos sobre a educação global. Servimos como recurso para o início e a sustentação de projetos em REA, como corpo de coordenação para o movimento de REA em escala global e como fórum para o intercâmbio de idéias e planos para o futuro. 

A educação aberta é caracterizada pelo compartilhamento, redução de barreiras e aumento no acesso à educação. Inclui acesso livre e aberto a plataformas, ferramentas e recursos educacionais (tais como materiais de aprendizagem, cursos, vídeos de aulas, ferramentas de avaliação, pesquisa, grupos de estudo, livros-textos, etc.). A educação aberta procura criar um mundo em que o desejo de aprender seja totalmente satisfeito através da oportunidade de assim o fazer em qualquer lugar, de modo que todos possam ter acesso a oportunidades economicamente acessíveis e apropriadas sob o ponto de vista educacional e cultural para obter todo e qualquer conhecimento ou formação que desejem.

 

Fonte: unisulvirtual.com.br