TECNOLOGIA

Publicado em 27 de Setembro de 2017 11:34

Novo chip para sistemas de navegação como GPS acerta localização com precisão de 30 cm

Publicado por Thaís Albuquerque Expirado
Novo chip para sistemas de navegação como GPS acerta localização com precisão de 30 cm

Até agora, grau de precisão era de 5 m.

Os sistemas de navegação global por satélite, como o GPS, estão prestes a ficar mais precisos, o que permitirá que a localização de um aparelho seja mostrada com uma margem de erro de 30 centímetros, bem menor do que os 5 metros de hoje em dia.
A Broadcom Limited vai apresentar nesta quarta-feira (27) o BCM47755, um chip que recebe sinais de geolocalização, que traz duas vantagens:
Maior precisão ao apontar localização;
Menor consumo de bateria.

O novo chip é compatível com:
o norte-americano GPS;
o europeu Galileo;
o russo GLONASS;
o japonês QZSS;
o chinês BeiDou.

Esses dispositivos são equipados em celulares, tablets e acessórios conectados. Eles recebem sinal emitidos por satélites para determinar a posição desses aparelhos.
Só que, até agora, os receptores recebiam apenas uma faixa de sinal. O novo chip, no entanto, é capaz de processar mais de uma frequência dentre as várias usadas pelos sistemas de navegação global por satélite (GNSS). A combinação das informações trazidas pelos dois sinais faz com que a margem de erro da localização de um aparelho seja reduzida.
Como os GNSSs são usados por todas os aplicativos que traçam rotas de trânsito, do Waze ao Google Maps, essa melhoria pode mudar a vida de quem usa esses serviços. Isso porque:
O aumento da precisão pode ser a diferença que coloca seu carro na faixa certa de uma rodovia e não na pista ao lado;
A estimativa do tempo de trajeto pode ficar mais preciso.
O novo chip consome menos da metade da carga elétrica do que os anteriores. Isso é uma vantagem, já que os receptores de GNSS nunca são desligados e respondem por boa parte do consumo da bateria de celulares e dispositivos móveis.
Para ganhar melhores sistemas de geolocalização, os novos celulares terão que incorporar os novos chips da Broadcom.

Fonte:g1.globo.com