SAÚDE

Publicado em 24 de Outubro de 2017 13:12

Como garantir a saúde das mãos?

Expirado
Como garantir a saúde das mãos?

A mão é uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo. Como o seu tecido cutâneo é bem fino e delicado, é natural que ela sofra mais com os efeitos do ambiente e com as alterações de clima, umidade e com o avanço da idade.

Garantir a saúde das suas mãos é importante, não somente para ter um visual mais agradável, mas também porque a falta de cuidado com essa parte do corpo pode ser a porta de entrada para várias outras doenças.

Cuide da hidratação das mãos

O primeiro passo para ter mãos bonitas e sedosas é criar o hábito de hidratar a pele da região. Como o tecido cutâneo das mãos é muito fino e delicado, ele se resseca com muita facilidade, especialmente durante climas pouco úmidos. Use cremes hidratantes específicos para as mãos para garantir o resultado desejado.

Fique de olho nas marcas

As mãos são os primeiros lugares do corpo que apresentam marcas delicadas que podem ser de coloração mais clara ou escura. Essas manchas podem ser simplesmente uma resposta do organismo ao sol, sendo facilmente evitadas com o uso regular de protetor solar na região. O avanço do tamanho dessas manchas deve ser avaliado por um dermatologista para pesquisar a possibilidade de características cancerígenas e, dessa maneira, fazer o tratamento correto.

Preste atenção em manchas mais escuras

Quando as suas mãos apresentam manchas de coloração muito escuras ou pintas que estão aumentando de tamanho, elas devem ser observadas imediatamente por um dermatologista pois podem se transformar em quadros de câncer de pele, também conhecidos como melanoma. Esse profissional pode fazer o diagnóstico da doença e sugerir o tratamento adequado.

Tome cuidado com as bolhas

Bolhas podem surgir nas mãos por vários motivos diferentes: excesso de atrito com um material ou entre os dedos, excesso de umidade ou simplesmente por lesões não tratadas corretamente. Cuidar das bolhas é a melhor maneira de evitar sentir dores ou desconfortos na região em que elas surgem, por isso, o ideal é não esvaziar o seu conteúdo e usar tratamentos específicos para tratar a lesão com segurança.

Cuide da saúde das unhas

A qualidade das unhas pode dizer muito sobre a nossa saúde. Quando elas estão enfraquecidas e quebradiças por exemplo, pode significar deficiência de algum nutriente, como o ferro, o zinco, o cobre ou a proteína, como também sinalizar algum problema de tireóide. A melhor maneira de cuidar da saúde das unhas, além de garantir a sua higienização e o seu corte correto, é manter uma alimentação equilibrada e visitar o seu médico para fazer exames de sangue regularmente.

Atente-se para a sua cutícula

A cutícula é aquela pequena pele que cresce nas extremidades inferiores e laterais da sua unha das mãos e dos pés. O objetivo da cutícula é proteger as unhas de infecções e inflamações na região e, por esse motivo, ela não deve ser removida completamente.

A retirada parcial da cutícula não tem um motivo unicamente estético: essa ação também pode ajudar a conter algumas partes da pele que crescem em excesso, causando dor e desconforto em algumas pessoas. Para garantir a atenção correta para a sua cutícula, assegure-se que a região está sendo higienizada corretamente e que você usa materiais devidamente esterelizados para realizar o corte.

Cuidado para não lesionar a pele durante esse procedimento e evite ao máximo remover toda a cutícula. Lembre-se também de hidratar a região das mãos com creme para evitar infecções e ressecamentos.

Fonte: meucurochorme.com.br