SAÚDE

Publicado em 01 de Junho de 2017 12:06

O consumo Excessivo dos “cafezinhos” nas empresas

Publicado por Thaís Albuquerque Expirado
 O consumo Excessivo dos “cafezinhos” nas empresas

Sentir-se tenso, impaciente, estressado e ansioso é natural e, vez por outra, acontece com qualquer um. Mas, para algumas pessoas, a ansiedade pode ser crônica e grave, causando não apenas a sensação de medo, apreensão e incerteza, mas ataques repentinos de taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), suor e tremores. A ansiedade intensa e persistente pode provocar ataques de pânico assustadores e fobias incapacitantes.

Certamente, você pode ajudar a aliviar esses estados mentais estressantes e essa ansiedade através da alimentação. Determinados alimentos e bebidas agem como tranquilizantes ou geradores de ansiedade, estimulando ou acalmando seu sistema nervoso.

Para a maioria das pessoas, a cafeína, nas doses consumidas normalmente, é uma droga segura que pode melhorar o humor e o desempenho. Mas para um grupo bastante grande de pessoas, cujas células cerebrais são particularmente sensíveis à cafeína, o consumo diário de cinco a seis xícaras pode provocar sinais bem claros de doenças psiquiátricas.

O aumento ainda maior da dose de cafeína pode dominar os centros de ansiedade de um número cada vez maior de indivíduos aparentemente normais, dependendo de sua sensibilidade individual à cafeína.

Na verdade, a Associação Norte-Americana de Psiquiatria classifica a “intoxicação por cafeína” como um distúrbio mental; dentre os sintomas estão nervosismo, excitação, agitação, taquicardia, insônia, agitação psicomotora e raciocínio e discurso desconexos.

Os sintomas desse “cafeinismo” são “basicamente indistinguíveis dos sintomas da neurose da ansiedade”. A literatura médica está cheia de casos em que exames médicos inúteis, prescrições de tranquilizantes fortes e cuidados psiquiátricos foram utilizados em busca de uma doença física inexistente, quando a verdadeira responsável era urna dose excessiva de cafeína.

Algumas pessoas podem realmente precisar de drogas para aliviar a ansiedade, mas para um número indeterminado de pessoas, a simples eliminação de uma droga – a cafeína – pode ser mais benéfica para o corpo do que o uso de outra.

 

Fonte:Rh portal