NOTÍCIAS GERAIS

Publicado em 22 de Setembro de 2021 19:15

SEFAZ PE E SEFAZ PB PROMOVEM WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO

Publicado por Pedro Brito
SEFAZ PE E SEFAZ PB PROMOVEM WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO

Nos dias 22 e 23 de setembro, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ/PE), através da Escola Fazendária (Esafaz) e da Coordenação da Administração Tributária Estadual (CAT) promoveram, na modalidade virtual, um Workshop de Integração Fazendária, sob o comando técnico de Reinaldo Miranda, diretor da Diretoria de Processos e Sistemas Tributários (DPS).

No primeiro painel, abrindo a série de encontros, Cristiano Dias, diretor da Diretoria Geral do Planejamento e Controle da Ação Fiscal (DPC) da SEFAZ/PE, apresentou a estrutura organizacional, metodologias e boas práticas de planejamento e controle da ação fiscal realizados em Pernambuco. Foram diversas questões levantadas pelo grupo de quase 50 participantes. Algumas foram respondidas durante o próprio evento, em conjunto com Cindy Ferreira. As questões que não puderam ser respondidas ao vivo foram enviadas ao grupo ao final do dia.

Já no segundo painel, com condução de Robson Holanda, Gerente de Sistemas Tributários da Diretoria de Processos e Sistemas Tributários (DPS), foi apresentada ferramentas de auditoria utilizadas no trabalho de fiscalização de estabelecimentos. Holanda navegou no Sistema e-Fisco e falou um pouco sobre como as equipes de execução utilizam esta ferramenta na prática e sua contribuição no bom andamento das auditorias.

No segundo dia do encontro, foram apresentados “Sistemas de banco de dados e equipamentos adquiridos da RCI para armazenamento, consultas e processamento dos dados de documentos fiscais eletrônicos”, com Thales Oliveira, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Ainda estiveram presentes no evento, Danielle Campello, Carlos Romão e Cynthia Mayrinck, da STI.

Fechando a programação do segundo dia, foi apresentado o “Sistema utilizado para atendimento ao contribuinte por chatbot”, com Mônica Farrant, Gerente de Atendimento Virtual, da Diretoria Geral de Controle da Fiscalização e Atendimento (DFA). Valem citar que deram apoio ao encontro os auditores: Luzimar Martins e Roberto Neves, também da DFA.

Está programado um segundo Workshop de Integração Fazendária, expandindo para demais UF’s da Região Nordeste, a fim de que as discussões sejam ainda mais ricas. Espera-se que a troca de experiências e boas práticas entre as Secretarias de Fazenda Estaduais possam trazer benefícios mútuos e incremento na fiscalização e arrecadação estaduais.