NOTÍCIAS GERAIS

Publicado em 13 de Dezembro de 2021 19:10

ESAFAZ É DESTAQUE EM PÚBLICAÇÃO DE REVISTA CIENTÍFICA INTERNACIONAL

Publicado por Pedro Brito
ESAFAZ É DESTAQUE EM PÚBLICAÇÃO DE REVISTA CIENTÍFICA INTERNACIONAL

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ/PE), através da sua Escola Fazendária (Esafaz), foi objeto de estudo de caso no artigo: Organizational learning in the midst of the pandemic: the challenges of a state government's corporate schools (Aprendizagem organizacional em meio à pandemia: os desafios de uma escola corporativa governamental), publicado na edição de novembro de 2021 da Revista Científica IJDR (International Journal Develop Resarch). O periódico é especializado na divulgação de trabalhos acadêmicos de base científica em diversas áreas do conhecimento, principalmente aquelas voltadas às ciências humanas, sociais e sociais aplicadas e tem conceito A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O artigo científico é de autoria de um dos grupos de pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI) da Universidade de Pernambuco (UPE), são elas e eles: Carolina Rodriguez Romeira, Renata Lapenda Lins, Filipe de França Monteiro Vasconcelos, Ademir Macedo Nascimento, Marcus Augusto Vasconcelos Araújo e Pablo Aurélio Lacerda de Almeida Pinto.

No trabalho, os pesquisadores buscaram entender: os processos de criatividade organizacional desenvolvidos pela Esafaz no início da pandemia; como a equipe da Escola se reinventou e superou as dificuldades para levar a educação corporativa aos servidores fazendários; além de citar as técnicas que foram e estão sendo utilizadas para este propósito, diante dos desafios, limitações comunicacionais e reinvenção didática imposta pelas restrições nesse novo momento organizacional pandêmico.

Está destacado no artigo, entre outras seis ações desenvolvidas pela Escola: a construção das parcerias internas com todas as Secretarias Executivas da SEFAZ/PE: Coordenação de Controle do Tesouro Estadual (CTE), Coordenação da Administração Tributária Estadual (CAT), Secretaria Executiva de Coordenação Institucional (SCI) e a Esafaz, na busca de soluções educacionais corporativas conjuntas que atendessem à necessidade de todos e que pudessem ser executadas da melhor forma possível servindo de exemplo de boas práticas organizacionais no âmbito governamental, bem como parcerias externas, como a realizada com a Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) e outras entidades nacionais para o aperfeiçoamento do corpo funcional de SEFAZ/PE.

Na conclusão, os pesquisadores ressaltaram que “[...] conhecer, compreender e respeitar a cultura organizacional de uma empresa é fundamental, e estabelecer nela um clima favorável ao aprendizado, para que as pessoas estejam sempre abertas para melhor compreender e praticar a gestão do conhecimento. Entender a importância e praticar o compartilhamento do conhecimento (tácito e explícito), construindo um legado e trazendo evolução e perpetuidade para uma organização, é fundamental para o crescimento e amadurecimento. Ter um projeto coletivo de aprendizagem organizacional, aproximando diferentes atores e tornando tangível a geração e o acesso a esse conhecimento a qualquer momento, é condição sine qua non para o sucesso de qualquer organização. Além disso, vimos que a aprendizagem é um processo social, pois indivíduos ou grupos nunca aprendem por si próprios e que estarão sempre em uma relação dialógica constante, o que os leva a uma troca de informações e experiências para o seu próprio desenvolvimento”.

E continuam dizendo que, “A ESAFAZ, perante esta nova realidade trazida pela pandemia, conseguiu reinventar-se e tem procurado cumprir a sua missão de servir com eficiência e competência a sua clientela: servidores da fazenda. Por meio de soluções inovadoras, da preparação de seu corpo técnico, de produtos educacionais construídos em conjunto com novos atores e compartilhadores do conhecimento, e também com o apoio de lideranças das diversas áreas da SEFAZ. [..]  A Escola tem enfrentado este grande desafio com muita motivação, inovação e otimismo, visando atender de forma ampla as demandas de qualificação e reinvenção do seu público-alvo. O corpo docente e a direção da Escola estão totalmente comprometidos consigo mesmos e comprometidos ainda com a superação de desafios, descobrindo e aprimorando métodos para formar e propor novos entendimentos do cotidiano no atendimento às necessidades educacionais de todos os colaboradores da SEFAZ.”

E complementam ressaltando ainda as ações exitosas que “mostram que é possível formar servidores em meio à pandemia, por meio de técnicas e práticas descobertas, adaptadas e construídas com muitas mãos, com forte espírito de equipe e coletividade, e sempre com foco na realização da missão principal da SEFAZ. As ações realizadas podem servir até mesmo de referências de boas práticas para as demais Escolas Corporativas do Poder Executivo Estadual e até mesmo para as demais Unidades Federais do País.”, elogiam.

A íntegra do artigo científico está em língua inglesa e pode ser acessado através do link abaixo.

https://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/23258.pdf