NOTÍCIAS GERAIS

Publicado em 15 de Junho de 2018 13:40

ESAFAZ, GDFAZ E DRRs I, II e II no GT Auditoria Contábil do ENCAT

Publicado por Pedro Brito Expirado
ESAFAZ, GDFAZ E DRRs I, II e II no GT Auditoria Contábil do ENCAT

Aconteceu no Edifício San Rafael, na última quarta-feira (13/06), a 5ª Reunião do GT de Auditoria Contábil (GT) do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT). O evento contou com a participação de auditores representantes dos Estados da Bahia, Goiás, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Na Reunião foram apresentados os objetivos do GT de Auditoria Contábil, a retrospectiva das atividades, um estudo sobre a legislação com coletânea sobre presunções, a plataforma de Gestão do Conhecimento do Grupo e um Case da Sefaz Goiás: estrutura da equipe, metodologia de trabalho, tempos de realização de auditoria e resultados alcançados.

Foi realizada uma palestra sobre “Fraudes Contábeis: Repercussões tributárias, enfoque no ICMS”, por Alexandre Alcantara, auditor fiscal da Sefaz Bahia e autor do livro com o mesmo tema.

Na oportunidade, a auditora fiscal e coordenadora geral do GDFAZ (Grupo de Desenvolvimento de Servidores Fazendários), Sayonara Oliveira, apresentou o Projeto de Trilhas de Aprendizagem, cuja trilha piloto será em Auditoria Contábil e ocorrerá em agosto deste ano, em São Paulo, com a participação dos auditores fiscais da Sefaz PE, Jorge Luiz e Sócrates Donato, e da Diretora da ESAFAZ, Juliana Guimarães. Esta capacitação permitirá que todas as Sefaz atuem de forma colaborativa na construção do conhecimento e das soluções de aprendizagem a partir das boas práticas de Auditoria Contábil de todas as secretarias.

Estiveram presentes na 5ª Reunião do GT, além dos coordenadores do Grupo Auditoria Contábil: Alexandre Alcantara – Sefaz Bahia, Alexandra Vieira – Sefaz Alagoas, Bruno Marçal – Sefaz Goiás, os representantes da Sefaz PE no GT, Jorge Luiz e Sócrates Donato, os diretores das diretorias regionais Marcos Valério (DRR I), Benedito Santos (DRR II) e Elias Alexandrino Jr. (DRR III),a gerente geral Fátima Ledo (DRR I), Juliana Guimarães (ESAFAZ) e Ana Paula Xavier (Superintendente de Gestão de Pessoas).

Clique aqui para visualizar fotos do evento.

Mais recentes