NOTÍCIAS GERAIS

Publicado em 19 de Janeiro de 2018 11:46

Esafaz Traz Nova Ferramenta na Educação Corporativa

Publicado por Pedro Brito Expirado
Esafaz Traz Nova Ferramenta na Educação Corporativa

Sempre empenhada em pesquisar e trazer para o servidor fazendário o que acontece de mais inovador e contemporâneo na educação corporativa, a equipe da Esafaz disponibilizará para todos os servidores da Secretaria da Fazenda, a partir da terceira semana do mês de fevereiro de 2018, o Sistema de Trilhas de Desenvolvimento (STD), que poderá ser acessado através do Portal da Escola Fazendária.


Mas o que é o STD? É um sistema baseado no conceito de trilhas que possibilitará ao servidor escolher quais são os cursos de capacitação que se deseja realizar e quando poderá fazê-los. A metodologia de trilhas de desenvolvimento esta sendo difundida e implantada nas corporações há algum tempo. O conceito surgiu em 1972, formulada por um grupo de educadores que justificaram o processo de aprendizagem como sendo algo realizado ao longo de toda uma vida, tanto em sua duração quanto na diversidade de conteúdos. Eles afirmaram que a real aprendizagem está em “quem aprende” e não em “quem ensina”, porque o que tem importância não é o caminho a ser percorrido, mas aonde se quer chegar no processo.

O pensamento é de que há a automobilização das pessoas, ou seja, a vontade em aprender e realizar que seria a base para o sucesso dos empreendimentos humanos em transformar o mundo. A responsabilidade das empresas, como um dos organismos da dinâmica social, estaria plenamente ligada a esse processo, pois é dentro do ambiente corporativo que passamos boa parte de nossas vidas.


Diversas empresas e governos estaduais, como o Banco do Brasil e o Governo de Minas Gerais, já adotam o processo de trilhas de desenvolvimento na educação corporativa e no desenvolvimento dos seus servidores. A Esafaz acompanhou esta tendência idealizando que será através do caminho na flexibilização da formação profissional que os servidores poderão selecionar as informações relevantes para os seus objetivos pessoais e profissionais. Isto é, cada pessoa estabelece o que deseja alcançar, de acordo com seus interesses e necessidades.


O Sistema de Trilhas desenvolvido pela equipe da Esafaz foi adaptado para a realidade da Secretaria da Fazenda e segue embasado nesses conceitos. O STD estará disponível através de uma plataforma simples e de fácil compreensão, onde cada servidor escolherá os conhecimentos que precisa na busca de sua excelência pessoal e profissional.

Mais recentes