DICAS DE PORTUGUÊS

Publicado em 05 de Dezembro de 2016 13:09

"Ligar a" e "desligar de"

Publicado por Crystal Costa Expirado

"Mas enquanto novos estudos tentam desligar sua vida de excessos à leitura de seus quadros, um detalhe ainda destoa do conjunto."

Tem-se observado que alguns usuários da língua, sobretudo nos registros escritos, tomam a regência de um verbo pela de seu antônimo e, consequentemente, escrevem textos que não falariam. Exemplo disso está no fragmento em epígrafe.

Por certo, o redator empregou a regência de "ligar" (ligar uma coisa a outra) com o verbo "desligar". O raciocínio é incorreto. A tendência dos verbos iniciados pelo prefixo de negação "des-" é reger a preposição "de". Note bem: não é possível estabelecer uma regra geral, válida para todos os casos, mas é possível observar certa regularidade de comportamento, o que ajuda a evitar construções estranhas, como a que lemos no trecho destacado.

Podemos dizer, com acerto, que os antigos estudos ligavam a vida de excessos (do pintor Caravaggio) à leitura de seus quadros, ou seja, associavam a produção do artista ao seu tipo de vida. Ao dizer, porém, que os novos estudos fazem exatamente o contrário, o redator empregou o verbo "desligar" - só faltou usar a preposição adequada, que seria o "de": desligar sua vida de excessos da leitura de seus quadros.

Vinculamos uma coisa a outra, mas desvinculamos uma coisa de outra; unimos o útil ao agradável, mas desunimos o útil do agradável; concordamos com uns, discordamos de outros; há quem se apegue a certas coisas, mas há quem se desapegue delas facilmente; há os que creem em fantasmas, há os que de tudo descreem; é possível obrigar alguém a fazer algo, mas também se pode desobrigar alguém de fazer algo; alguém se interessa por alguma coisa, mas se desinteressa de alguma coisa etc.

Na dúvida, um bom dicionário de regência pode ajudar. Abaixo, o texto corrigido:

"Mas, enquanto novos estudos tentam desligar sua vida de excessos da leitura de seus quadros, um detalhe ainda destoa do conjunto."

Mais recentes

VER MAIS RESULTADOS