DICAS DE PORTUGUÊS

Publicado em 21 de Junho de 2017 14:42

Seja coerente

Publicado por Thaís Albuquerque Expirado

"Se você permitir que eu me inclua, vou falar no plural: somos pessoas inteligentes e, por isso, sabemos que algumas qualidades são importantes para a projeção da nossa imagem. Por exemplo, pontualidade, organização, tolerância com os mais humildes, espírito de trabalho em equipe.

E por sabermos que essas qualidades são importantes para que possamos nos projetar bem, desejamos tanto possuí-las que, às vezes, julgamos que elas já estão integradas à nossa conduta. E falamos como se as já possuíssemos. Ocorre que as pessoas que nos cercam e nos conhecem bem observam que, na verdade, falamos de uma maneira, mas agimos de outra totalmente distinta.

O conceito de coerência está fundamentado na consciência do comportamento, ou seja, no falar e no agir de acordo com a pregação que fazemos.

As palavras não podem ser proferidas de maneira vazia e irresponsável, como se não tivessem significado e encerrassem em si mesmas o compromisso entre o que dizemos e a forma como agimos.

Disse Vieira no Sermão da Sexagésima: "Sabem, padres pregadores, por que fazem pouco abalo os nossos sermões? Porque não pregamos aos olhos, pregamos só aos ouvidos. Por que convertia o Batista tantos pecadores? Porque assim como as suas palavras pregavam aos ouvidos, o seu exemplo pregava aos olhos".

Essa é uma tarefa de todos os dias: vigiar o nosso próprio comportamento, observar se não estamos apenas falando por falar, fazendo uso de palavras ocas, que não identificam exatamente o que pensamos, acreditamos, sentimos ou fazemos."

Fonte: livro Superdicas para falar bem em conversas e apresentações.

Autor: Reinaldo Polito.

 

Mais recentes

VER MAIS RESULTADOS