ARTIGOS

Publicado em 16 de Outubro de 2013 11:14

Ética e Empreendedorismo

Publicado por Valdeblan Siqueira Expirado

Os bons fluidos experimentados pela economia, atualmente, nem sempre se traduzem no incremento da qualidade de vida de algumas pessoas, que sofrem, mais que gozam, os efeitos da globalização. As categorias políticas, sociológicas, econômicas e psicológicas, tomadas isoladamente, não dão conta da complexidade desse fenômeno. Numa tentativa de compreender suas conexões, faz-se necessária a adoção de uma linha hermenêutica interdisciplinar.

A intensidade e a magnitude das mudanças surpreendem o indivíduo dentro do paradigma que considerava válido e suficiente para ir tocando sua existência. De repente, sua formação técnica já não corresponde às exigências de um mercado mais criterioso. Tampouco a tecnologia disponível, a serviço de sua atividade, atende às exigências que surgem do dia para a noite. Num dinamismo assustador, o sujeito vai-se sentindo cada vez mais absorvido por uma ansiedade que demanda permanente atualização. Nessa loucura, haverá algum fator que resista à mudança? Imagino que sim: a vontade de trabalhar e a abertura para aprender.

Luís mora longe. Mas, não faz alarde do seu esforço diário. Todos que o conhecem sabem que madruga para estar tão cedo no batente. Comercializa abacaxis, que vendem mais que bananas. Não in natura. Posicionado em lugar estratégico, descasca-os e vende-os aos que fazem sua caminhada matinal. O valor agregado ao seu produto depende, fundamentalmente, de sua capacidade de comunicação. Foi dialogando com os clientes que aprendeu o que sabe. Desconhece a timidez. Arrisca e aperfeiçoa suas opiniões: fala de futebol e política, interessa-se pela saúde de um e de outro. Questionando a eficácia desse ou daquele tratamento, opina sobre aquela que, a seu juízo, seria a melhor medicação. Obviamente, não é levado muito a sério no conjunto de suas opiniões. Não importa. Naquele momento, o que importa mesmo é sua disponibilidade para o diálogo, sua boa vontade, seu estado de espírito.

Luís não dispõe de tempo nem de recursos suficientes para freqüentar um curso de administração que seja reconhecido pela excelência do seu ensino. Mas traz consigo um pré-requisito importante a todo aluno vocacionado: sensibilidade humana. Não é uma máquina. É um sujeito que traduz, em sua fala e disposição para o trabalho, uma energia contagiante. Apresenta algo mais: sinceridade, respeito e confiança, elementos imprescindíveis nas cada vez mais despersonalizadas relações comerciais.

As palavras saber e sabor têm a mesma raiz latina. Posso dizer que aprender com Luís tem sabor de frutas tropicais. Começando pela polidez, a menor das virtudes, mas nem por isso a menos importante. E continuando com o respeito à racionalidade e à autonomia do cliente. Antecipando-se, muitas vezes, à crítica: “a melancia está doce, mas o abacaxi, hoje, está pequeno“, devido à safra, ao excesso ou à falta de chuva. Sempre uma explicação econômica, racional e válida, para o preço, a oferta ou a procura. Sem descuidar, jamais, da atenção personalizada. Cuidando de seus próprios méritos e respeitando uma concorrência que se ocupa, apenas, em descascar abacaxis.

Na crise, as pessoas fazem a diferença. Iniciativa, liderança, capacidade de trabalho e espírito empreendedor. Carisma e excelência não nascem no pé, como as frutas, exigem adubo de um eterno aprendiz. Aprendizado burilado na escola, onde se toma consciência de caminhos mais simples e diretos, em consonância com certa metodologia. Mas a vantagem competitiva dependerá, fundamentalmente, da sintonia desenvolvida por cada um, dando o melhor de si, a cada momento. Caso contrário experimentará, na vida, um abacaxi de saber e de sabor bastante amargos.

» Valdeblan Siqueira é auditor fiscal de tributos do Estado de Pernambuco e professor de ética profissional da Faculdade de Direito dos Guararapes.

Data de inclusão: 19/12/2007

Mais recentes

VER MAIS RESULTADOS